10/05/2018

Leão Negro: A historia viva do quadrinho nacional!





   A série Leão Negro, tem uma história bem interessante por trás de sua origem, começando pela criação de seu protagonista, Othan (o leão negro do titulo). Cynthia Carvalho, criadora da série, criou o personagem em 1979, quando ela tinha apenas 16 anos. No inicio, Othan era coadjuvante de outra historia criada por Cynthia. Já em 1987, o desenhista Ofeliano de Almeida, convenceu Cynthia a voltar a escrever seu personagem da adolescência em parceria com ele. E assim Cynthia e Ofeliano começaram a publicar as historias do leão Othan e todo seu mundo de fantasia no formato de tiras diárias e pranchas dominicais no jornal carioca O Globo, publicação que durou 2 anos.

   Ao decorrer do tempo, as historias do grande Leão Negro, foram publicadas (e republicadas) de diversas maneiras, incluindo álbuns pela editora portuguesa Meribérica, revistas independentes e também como parte da revista de antologia Brasilian Heavy Metal... Tudo isso até que em 2008, Cynthia assinou contrato com a editora HQM que começou a relançar as historias antigas e também a publicar novos álbuns agora com a contribuição de Danusko Campos na arte.

   As histórias se passam num mundo cheio de felinos antropomorfizados, e narra diretamente as aventuras de Othan, um leão negro (~não me diga~) que trabalha como mercenário... As aventuras são bem divertidas e pra mim, a serie tem duas grandes virtudes:

 O UNIVERSO: Todo o universo construído pela Cynthia Carvalho é muito inventivo, cheio de elementos fantásticos e um mitologia muito particular.

O PROTAGONISTA: Othan é um protagonista bem simples, mas também, muito bem construído... Apesar de ser extremamente massaveio, ele é também muitíssimo carismático e acima de tudo, muito BADASS!

   Leão Negro é uma série muito interessante, principalmente se lida com distanciamento histórico e considerando que por ser publicada em tiras, tem todo um ritmo de leitura mais cadenciada...

   Recomendo especificamente “Leão Negro: Série Origens” que foi lançada pela editora HQM em 5 volumes (publicados entre 2008 e 2013). Essa série republicou as aventuras originais que saíram nas tiras de jornal nos anos 80 e algumas outras historias feitas depois. A HQM também lançou uma série denominada somente de “Leão Negro” com novas aventuras do personagem, mas essa eu não posso recomendar pois ainda não li.





Se tudo que eu disse até agora não foi o suficiente pra te convencer a ler Leão Negro tenho mais um argumento (um tanto quanto massaveio):


  Othan, é um leão negro que trabalho como mercenário e tem como montaria, um DRAGÃO! Isso mesmo um fodendo dragão!

   UM LEÃO MERCENARIO MONTADO NUM DRAGÃO VOANDO POR AI!

    Se isso não foi o suficiente pra te convencer, nada mais será...






Um comentário:

  1. Pelo menos um tinha de fazer sucesso nesse Brasil e meter a cara no mundo e conquistar seu lugar ao sol!

    ResponderExcluir