30/12/2015

OS 10 MELHORES QUADRINHOS QUE EU LI EM 2015



   Com o fim de ano, começam a surgir as listas dos melhores do ano... Hoje eu resolvi trazer a minha lista particular dos melhores quadrinhos que li em 2015 (E que foram lançados ou relançados no Brasil esse ano)... Eu acho esse tipo de lista muito legal, porque além de apresentar a opinião dos leitores e apreciadores da nona arte, também pode servir de dicas para as pessoas que estão em dúvida sobre quais quadrinhos deve adquirir. Vale lembrar que esse ano foi ainda recheado de lançamentos espetaculares, principalmente em grandes eventos como o FIQ e a CCXP, e é bom ver como o mercado de quadrinhos tem se aquecido no Brasil!  Então vamos lá!


Deixando sempre bem claro que é uma lista com a MINHA humilde OPINIÃO!



10 - A CANÇÃO DE MAYRUBE: O INICIO, de Hugo Canuto (Independente)



   Uma gratíssima surpresa (pra mim) do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Pra mim, o maior mérito desse belíssimo quadrinho independente do simpaticíssimo Hugo Canuto é apresentar um belo universo e criar no leitor uma imensa vontade de continuar a explorar esse universo! Além de toda a criação desse universo, ainda somos presenteados com uma arte feita com aquarela que enche os olhos de qualquer um! Já ansioso no aguardo da publicação da história completa!



09 - LOUCO - FUGA
, de Rogério Coelho (MSP/Panini)



   Mais um belíssimo lançamento do selo das Graphic MSP's... Além de um roteiro muito inventivo e divertido, ainda trás uma arte que é absurdamente linda e uma diagramação de páginas bem louca (fazendo jus ao personagem). E pra mim ainda foi especial porque o Louco é um dos meus personagens preferidos do universo do Mauricio de Souza.



08 - 3TEMPOS, de Daniel de Carvalho (Independente)



   Com certeza minha maior surpresa do FIQ! Confesso que comprei esse quadrinho com pouca expectativa, e no fim das contas, foi a maior surpresa que eu tive esse ano. A história é simples e extremamente identificável. Os personagens são bem construidos e passam com muita competencia suas emoções, desde as mais simples até as mais complexas. Com certeza recomendo o trabalho do Daniel e também já estou ansioso no aguardo do próximo volume dessa história (sim esse é só o primeiro volume).



07 - TURMA DA MÔNICA: LIÇÕES
, de Victor e Lu Cafaggi (MSP/Panini)



   Sim! Temos mais uma Graphic MSP na lista! E essa com certeza entrou na briga com Astronauta  Magnetar pra ser a melhor Graphic MSP de todas! Depois do belíssimo trabalho feito pelos irmãos Cafaggi em Laços, acho que poucas pessoas pensavam que conseguiriam ver um história ainda melhor em sua continuação Lições... Mas foi o que eles conseguiram fazer, uma história tocante e muito emocionante, que toca em assuntos muito importantes da infância de toda criança, e ainda por cima traz uma arte linda assim como no seu antecessor.



06 - PÍLULAS AZUIS, de Frederik Peeters (Nemo)



   Uma das histórias mais tocantes que já li na vida! Se eu já era fã do Frederik Peeters por obras como Aâma e Castelo de Areia, minha admiração por esse grande quadrinista suíço só fez aumentar lendo Pílulas Azuis! Nessa história autobiográfica, Peeters conta como conheceu e começou sua relação com a sua atual companheira, com uma pequena "peculiaridade", ela é soro positiva... A partir daí vamos ver com uma narrativa maravilhosa e de forma muito intimista, como eles lidaram com todos os problemas que isso gerou, desde alguns preconceitos sofridos pelo casal, até toda a dificuldade do tratamento... E eu fico muito feliz de ver a editora Nemo fazendo esse belíssimo trabalho lançando quadrinhos "diferentes" aqui no Brasil!



05 - SANDMAN: PRELÚDIO, de Neil Gaiman e J. H. Williams III (Vertigo/Panini)



   Não tem muito o que falar sobre essa série... É Sandman! Neil Gaiman voltando ao gigante universo criado por ele mesmo, e contando o que ouve antes do primeiro arco Prelídios e Noturnos. Além do roteiro muito próximo do que foi Sandman a série original, ainda temos a arte maravilhosa de J. H. Williams III.



04 - O ESCULTOR, de Scott McCloud (MARSUPIAL)



   Que o Scott McCloud é um dos maiores teóricos de narrativa gráfica e construção de quadrinhos de todos os tempos, ninguém discute. Mas apesar disso, ele tem poucos trabalhos de quadrinhos autorais. A editora Marsupial fez um belíssimo trabalhando trazendo seu mais recente trabalho O Escultor pro Brasil pouco tempo após o seu lançamento lá fora! A história é tocante, sincera, catártica e que traz muuuuitas reflexões sobre os objetivos de vida de cara pessoa. Além da narrativa perfeita e um traço muito lindo!



03 - TALCO DE VIDRO, de Marcello Quintanilha (Veneta)



   O brasileiro Marcello Quintanilha já tinha surpreendido muita gente com o lançamento de Tungstênio, que figurou em várias listas dos melhores quadrinhos do ano passado... E ele conseguiu se superar com esse quadrinhos maravilhoso que aborda temas imensamente relevantes de uma forma brilhante... Mostrando como determinados sentimentos ruins podem gerar destruição na vida de uma pessoa, e conseguindo passar uma sensação de reflexão sobre a natureza humana.



02 - UMA METAMORFOSE IRANIANA, de Mana Neyestani (Nemo)



   Mais uma vez a editora Nemo nos brindando com um belo quadrinho! Assim como Pílulas Azuis, Uma Metamorfose Iraniana é um quadrinho autobiográfico, dessa vez do cartunista e jornalista iraniano Mana Neyestani, que foi mal interpretado em uma tirinha feita por ele para um suplemento infantil... Depois disso, Mana é preso e passa por diversas situações horríveis que exemplificam bem como a liberdade de expressão é desrespeitada em meio a um regime de governo totalitário.



01 - MATE MINHA MÃE, de Jules Feiffer (Quadrinhos na CIA.)



   É um pouco difícil falar dessa maravilha de quadrinho sem dar spoiler, então vou só falar alguns pontos sobre o como isso é bom!
Primeiro: Esse quadrinhos tem provavelmente uma das 3 melhores narrativas gráficas que eu já vi... Os traços meio "rabiscados" dão um toque lindíssimo pra HQ!
Segundo: Os personagens são construidos de forma brilhante, tanto em termos de desenho quanto em aspectos psicológicos
Terceiro: O clima retrô e meio noir, traz um clima que torna a história ainda mais brilhante!



É isso! Espero que vocês tenham gostado na lista!

Eu pretendo alimentar mais o blog agora, e escrever mais textos pra cá =D

Comentem o que acharam e o que dessa lista vocês já leram!


Nenhum comentário:

Postar um comentário